Sobre a morte Quando Hazreti Muhammad (saws) estava perto de deixar este mundo, ele anunciou sua partida para seus companheiros, e acrescentou que ele deixava
atrás de si dois grandes professores para continuar sua obra: um professor falante e um silencioso professor: O Sagrado Alcorão e a morte. Hz. Omar (as) pagou um empregado cuja única função era vir a
ele várias vezes ao dia e lembrá-lo da morte, apontando- o e dizendo: "Oh, Omar, você está se aproximando da morte". Um dia, o sultão dos crentes disse a este homem que não precisava mais de seus serviços, e
apontou para um simples cabelo branco em sua barba, que dali em diante lhe serviria como um lembrete da morte. Alguém veio a Abu Darda, um dos
mais amados dos companheiros do Profeta (saws), pedindo um conselho. Ele disse: "Oh, Abu Darda, me ajude. Tenho uma terrível doença - a doença do amor por este mundo. Meu coração está escuro. Não vejo um
sinal da luz de minhas orações e devoções. Não tenho alegria". Abu Darda respondeu. "De fato, esta doença é a maior de todas as doenças, e, se não for curada a tempo, pode causar a morte da tua fé. Eu te darei
três remédios. Tome-os todos. Visite os doentes. Vá a funerais. Caminhe nos cemitérios. Se você fizer todas estas coisas freqüentemente, tua doença o
deixará. Teu amor e apego a este mundo desaparecerá; teu coração será iluminado outra vez, e teu olho interior se abrirá". Aquela pessoa seguiu o conselho do santo, mas sua doença não o
deixou. Ele veio queixar-se a Abu Darda. O santo lhe disse: "Se você visitou os doentes como alguns médicos e enfermeiros fazem, acreditando que eles podem curá-los, e fazendo isso como uma parte de sua
profissão e sustento, e se você vai a funerais como alguns religiosos fazem, julgando pelas flores e a multidão dos parentes, pensando no pagamento que eles receberão por seus serviços, e se você caminha nos cemitérios
lendo as lápides glorificando as virtudes mundanas do morto, você não terá feito nenhuma das coisas que eu lhe disse para fazer. Quando visitar os doentes, veja-se a si mesmo em seu lugar sofrendo, incapaz de
comer e beber, próximo da morte, porque é isso que acontecerá com você mais cedo ou mais tarde. Aquilo é tudo o que existe em volta, tudo pelo que se luta. Converse com seus nafs, seu ego, e mostre-lhe que
aquela criatura está agonizando sem ajuda e diga-lhe para prestar atenção, porque breve estará partindo, a caminho do seu fim, para deixar o amor do mundo." Quando você for a funerais, imagine que
está deitado naquele caixão, envolvido numa peça de roupa, nu como no dia em que nasceu. Todos seus bens, todo seu dinheiro, toda nossa fama, seu lar, sua esposa, seus filhos, tudo aquilo que você amou foi
deixado para trás. Diga a seus nafs que aquele fascinante caixão é um veículo que brevemente será erguido, que todo mundo tem e todo mundo terá. Todos aqueles bens que você acumulou com tanta dor e esforço, toda a
reputação, o resultado de tanta coisa pretendida, será desperdiçado. Mostre aquilo a nossos nafs. Mostre-lhes como todos aqueles que pensaram amar o morto estão virando suas faces para longe dele, embora
ele tenha deixado tudo para eles. Ele não pode trazer- lhes um copo de água ou um bocado de alimento. Ninguém sabe o que acontecerá a ele, nem mesmo ele. Pergunte a seus nafs se está pronto. "Quando você
for ao cemitério, olhe debaixo da terra sobre a qual você está pisando. Peles macias apodrecendo, simpáticas cabeças caindo de seus corpos, olhos formosos cheios de terra; aquelas línguas cantando como rouxinóis tanto
pela glória do mundo ou pela glória do Criador, tendo se tornado comida para insetos. Todos seus atos errados tendo se tornado em feios monstros batendo neles. Quando você caminhar, pense nas cabeças daqueles reis que
você está pisando, naquelas testas que eram usadas para coroas, e nos encantadores lábios nos quais os homens teriam dado suas vidas para tocar com seus lábios. Oh, ego, quando você irá acreditar,
quando você terá o bastante das ilusões do mundo? Não vê o que acontecerá a você? Você também, muito breve - como "todo futuro é muito próximo" - será exatamente como aqueles. Você será deixado num
buraco negro, que poderia ser um túmulo do inferno, face a face com os horríveis monstros de seus atos. Tire o mundo de dentro de seu coração. Seja puro em suas ações. Oh, nafs, antes que caiamos dentro daquele
túmulo escuro, antes que as serpentes e os insetos venham alimentar-se de nós, vamos juntos nos preparar". Aquela pessoa seguiu a receita de Abu Darda. Seu coração recebeu luz,
seu olho interno se abriu, e ele, com gratidão, lembrou-se de seu professor, o médico do coração que reviveu seu coração morto. Meus companheiros viajantes no caminho da
verdade, lembrem-se da morte freqüentemente. Ela poderá ajudá-los a manter-se distantes deste mundo e do amor por este mundo, ela poderá ajudá-los a servir como um médico do próprio coração, para a cura dos males deste
mundo. Você sabe o que é a morte "Kullu nafsan zayi katul maut" - , "Todos os seres, todas as coisas criadas sentirão, provarão, conhecerão a morte". Isso não é uma preocupação pequena, não
é um problema fácil. Não é fácil dizer; não é fácil entender. Há três coisas que é impossível descrever: o paraíso, o inferno e a morte. Pela ordem na qual você deverá encontrar este grande professor, eu a
descreverei tanto como for possível descrever, até que você a conheça, e infunda terror em seus nafs dessa forma. A Morte é um ser criado. Allah diz: "Eu criei tanto a vida quanto a
morte". Esta é a maior de todas as coisas criadas e a mais terrível. Quem quer que a veja morre instantaneamente. Ela é tão grande como todos os seres humanos que têm sido criados, e ainda serão criados, e
todos os sóis e luas e estrelas colocadas juntas. Ela tem tantas cabeças como o número destas, com muitos olhos, bocas, ouvidos e mãos. Imagine. Deus criou a morte antes que Ele criasse os seres vivos. O Profeta
(s.a.w.s.) diz: "Allah criou as almas dos seres 4.000 anos antes que Ele criasse os corpos dos seres, e 4.000 anos antes que Ele criasse as almas que Ele criou para o sustento dos seres criados e
3.000 anos antes que Ele criasse o sustento, Ele criou a morte. Quando a morte foi criada com todas suas bocas, ela gritou, e todos os anjos tremeram com medo, e perguntaram a Allah: "Oh, Senhor, o que é este
terrível ruído que coloca medo em nossos corações e faz-nos esquecer nossas devoções?" Allah disse: "É a voz da morte, que fará tudo o que existe nos mundos e no paraíso passar." Os anjos imploraram a Deus
para ver a morte. Allah disse: Então, preparem-se." Então, Ele ordenou à morte que estendesse suas asas e falasse. Quando
os anjos viram a grandeza da morte, e ouviram sua terrível voz, se sentiram insensíveis por um ano inteiro, e perguntaram a Deus: "Oh, Único Eterno, Criastes um ser ainda maior do que a morte?" Allah disse: "De
todas as minhas criaturas, a morte é a maior de todas, tão grande como todos os seres vivos colocados juntos." Então, com a ordem de Deus, a morte sentou-se silenciosa e imóvel. Allah chamou-a Anjo da Morte e
disse: "Oh, Azrail, sê o mestre além da morte. Quando Eu te ordenar tirares as vidas de Meus servos, envie isso sobre eles para que todos provem a morte e vejam sua impermanência." Azrail
aproximou-se da morte e disse: "Sou enviado pela Verdade Eterna. Quando for ordenado a tirar as vidas dos seres temporais, Eu te enviarei sobre eles, e tu me obedecerás." A morte respondeu: "Tu és
meu mestre com a ordem de Deus, e eu obedecerei, mas saiba que eu também matarei todos os habitantes do paraíso, a Gabriel, Israfil, Michael e a ti." E a própria morte será morta pelo Profeta Yahya (João
Batista) (a.s.) em algum lugar entre o paraíso e o inferno, antes do Dia do Juízo Final. Se realmente você quiser conhecer a morte, pergunte aos mortos, e encontre alguns daqueles que morreram antes de morrer.
Eles são os únicos que encontraram a morte, seus corpos se tornaram Terra, suas necessidades não têm valor, todos os gostos do mundo os abandonaram. Eles são inteiramente pacientes e totalmente satisfeitos com seu
estado. Sua submissão é completa, como o cadáver nas mãos do lavador. Se você deseja saber o que acontecerá a você depois da morte, ouça isto. O maior de todos os sofrimentos espera pelo pecador em
agonia e depois da morte. O Profeta (s.a.w.s.) diz: "No instante da morte, se sentirá o terror e a dor de 300 sopros de uma espada". Hazret Omar (as) diz: "O momento da morte será como se uma
árvore feita de espinhos atravessasse sua garganta. Seus espinhos atingirão todas suas veias e nervos e eles saltarão para fora de sua boca. A dor da morte é exatamente como isso". Se um
átomo do estado do momento da morte fosse dado aos seres vivos, eles não poderiam carregá-lo, eles pereceriam. O Profeta (saws) diz: "Se os animais soubessem o que é a morte, você não poderia ter carne para
comer, porque eles se transformariam em pele e ossos". E saiba que isso acontecerá no tempo previsto, a alguns quando têm sete, a outros quando têm oitenta e sete. Allah diz: "Quando sua hora chegar,
ela não poderá ser adiada uma hora, nem poderá ser antecipada uma hora". Não há tempo. Esteja preparado. Quando eles o estenderem sobre uma mesa para levá-lo, e quando eles o levarem
para aquele buraco escuro no chão, você será questionado. As perguntas terão sido melhor elaborados, e por outro lado haverá o tormento da tumba. Que dor e horror advirão até que o pó volte a ser pó novamente. Então,
haverá o erguer dos mortos e o Dia do julgamento, onde Deus será o juiz. É lá que o direito do fraco sobre o forte será lembrado. O mais duro de suportar é o Dia do Juízo Final. Este é um julgamento tão
purificador que Hazret Alli (as) diz: "que uma folha de outono que caiu sobre uma outra folha será colocada sob esta, a qual se deitará". Pense sinceramente nos direitos dos outros que continuamente
nós violamos. Allah é Misericordioso. Ele pode perdoar os pecados que cometemos contra Ele, mas os erros que fazemos à Sua Criação Ele não perdoará. Nós seremos inquiridos a pagá- los, onde não há possibilidade
de pagamento. Nós pagaremos nossas dívidas dedicando nossas boas ações àqueles com os quais erramos, e quando estivermos sem boas ações, nós pagaremos recebendo seus pecados. Faça sua conta e pague suas dívidas.
Quando eles o estenderem sobre a mês a para ministrar-lhe sua última ablução, você ouvirá a voz da verdade eterna. Ele dirá: "Oh, Meu servo, Eu dei a você a vida. Eu enviei você a este mundo por um tempo
determinado. Dei a você saúde e sustento. Você desperdiçou aquela vida, não tomou cuidado com a saúde que eu sei a você. Você comeu meu alimento. Você mostrou respeito pelos tiranos, você se prostrou diante dos ricos. A
quem você orava, a quem fazia suas devoções, em cuja porta você se detinha?" Você tem preparadas suas respostas? Estas respostas virão a você apenas se você deixar os desejos de seus nafs. Allah diz: "Não dependa dos
desejos de seus nafs, porque eles farão você deixar o caminho de Allah". Ser um escravo de seus nafs é pior do que ser um adorador do fogo, pior do que tomar a lua e o sol e o bezerro
dourado como seus deuses, porque os ídolos não necessariamente o levarão à sedição e desordem, enquanto seus nafs, com arrogância, orgulho e inveja, o guiarão à revolta. Para todas suas falhas, você colocará a culpa nos
outros, e mesmo no demônio. Cuja falha foi guiar o seu demônio interior à sedição, para desobedecer Allah seus nafs que lhe deram uma estúpida arrogância e inveja. Se você deixar os desejos de seus nafs, veja se o
demônio ou os demônios humanos ao seu redor serão capazes de extraviá-lo. Se você mesmo não pode educar seus nafs, peça-o a um sheikh. Quem sabe ele possa fazer isso para você. Quando você for
levado á sepultura, você será trazido de volta à vida. Você olhará ao redor e verá que está em companhia de amigos com belas faces. Quando perguntar- lhes quem são eles, eles lhe dirão que são suas belas ações, que eles
chegaram ali antes que você, para que você não tivesse medo. Pois as únicas coisas que você pode trazer para a sua sepultura são suas ações. Se suas ações são feias, você achará sua tumba cheia com fétidas, nauseantes e
feiosas criaturas. Elas são suas más ações. Então, você encontrará dois anjos, Munkir e Nakir. Suas faces têm a cor do céu. Seus dentes cavam dentro da terra como a pá do escavador, raios de luz saindo
de seus olhos, suas vozes como trovão, e eles perguntarão a você: "Quem é Seu Senhor?" Se você tiver tomado seus nafs como seu senhor, você dirá [Eu não sei.]. Ou, pior ainda, você dirá que eles são seu
senhor, que eles são seu profeta, porque você tem sido um mentiroso e um hipócrita toda a sua vida, você tem se acostumado a rogar aos tiranos a afastá-lo do medo ou esperando por benefícios. Os gritos dos anjos
questionando encherá sua tumba. "Você está errado, você é maldiçoado. Você não fez quaisquer boas ações neste mundo. Você seguiu seus nafs, você desperdiçou sua vida, você preencheu seu coração com os animais,
enquanto foi criado para ser a casa de Allah. Prove uma amostra do inferno que você habitará pela eternidade. Então, eles apertarão sua sepultura sobre você até que seus ossos sejam quebrados e
você seja achatado. Eles soltarão cobras de fogo sobre você, que devorarão sua carne. Anjos da punição baterão em você com barras de ferro. Você gritará de dor. Todos os seres criados, plantas e animais ouvirão seus
gritos. Apenas os homens e gênios não ouvirão, porque a eles foi dada a dádiva da consciência, e também a maldição da inconsciência. E os anjos lhe ordenarão olhar do seu lado direito. Você verá toda a beleza que é o
paraíso. Os anjos dirão: "Oh, desafortunado, se você tivesse sido sábio e feito aquilo que seu Senhor ordenou-lhe fazer, e evitado aquilo que sua horda lhe disse para não fazer, esta
poderia ter sido sua parada". Então eles lhe ordenarão olhar ao seu lado esquerdo, onde você verá as torturas e horrores do inferno, e eles encherão sua sepultura com o fogo do inferno. Lá você ficará até o
Dia do Juízo Final. Um dia desta punição é igual a um ano nesta terra. Guarde a lembrança do seu Criador em seu coração e repita continuamente: La illaha ilallah, Muhammadan rasulullah". Não há deus a
não ser Allah, e Muhammad é Mensageiro de Allah. Esta é a resposta certa. Aquele que ama Allah e teme Allah e recorda Allah, sabe que está sempre na presença de Allah, que não pode ser nada além de bom e fazer o
bem, e não pode querer nada dEle. Aqueles são os amados de Allah, e com seus esforços e com a proximidade de Allah a eles, seus nafs, seu ego, seu demônio pessoal tornar-se-á um Muçulmano. E em vez de levá-los ao
extravio, eles serão seus servos. Estes conhecerão e provarão o segredo de morrer antes da morte, o que significa que, embora eles estejam aqui neste mundo, este se perdeu para eles. Este mundo não tem
lugar em seus corações, eles estão aqui para servir seu Senhor. Eles vêm com os olhos de Allah, ouvem com os ouvidos de Allah, falam as palavras de Allah, são com as mãos de Allah. Se você se tornar um amante de
Allah e um amado de Allah, quando seu corpo físico morrer, sua vida mundana será tirada de você como um cabelo da manteiga. E sua alma, na forma de um belo pássaro verde, voará
ascendendo a partir de seu peito, e será recepcionada pelos anjos no paraíso. Você responderá todas as questões de Munkir e Nakir do seu coração, como sua mente não estará mais com você, com as abençoadas palavras "La
illalah, Muhammadan rasulullah". E num piscar de olhos, eles tornarão sua tumba um jardim de rosas dos jardins do paraíso. Se você conhecer um simples ayat do Sagrado Alcorão, ele se tornará uma bela luz sobre
este jardim, e lá, perfumado e confortável, você passeará despreocupadamente como uma noiva ou um noivo até o Dia do Juízo Final. Inshallah, eu falarei a você sobre o Dia do Juízo Final e sobre
o Paraíso e o Inferno na próxima vez. Sheikh Tosun Bayrak al-Jerrahi al-Halveti, 30 de outubro de 1981. |