BISMILLAH IR-RAHMAN IR-RAHIM
A VIDA DO MESTRE FUNDADOR PIR NUREDDIN AL-JERRAHI POSSA SEU SEGREDO SER SANTIFICADO O originador da linhagem Jerrahiyyah da ordem Khalwatiyyah é o Pir Nureddin al-Jerrahi, possa a sua alma ser santificada. Seu honrado pai foi Sayyd
'Abdullah ibn Muhammed Husamuddin, de Istanbul, e através de seu pai ele é descendente do Mestre Imam al-Husayn (r.a.a.). Através de sua mãe ele também
foi descendente do Mestre 'Ubaydah ibn Jarrah (r.a.a.), um dos dez Companheiros cuja inclusão no Paraiso foi anunciada neste mundo pelo Profeta (s.a.w.s.). Ele nasceu antes do almoço em uma segunda-feira, o vigésimo de Rabi 'al-Awwal, no ano de 1089 Hijrah ( c. 4 de maio de l678), na mansão de sua
família, Yagcizade Konagi, a qual ainda existe em estado ruinoso em frente o portão principal da mesquita Cerrah Pasa em Istanbul. O Cheique al-Islam do
tempo, Mehmet Molla Efendi, encarregou-se pessoalmente da educação da criança extremamente talentosa. Desde tenra idade ele foi educado pelos
melhores acadêmicos de Istanbul. É dito que muito cedo em sua instrução ele aprendeu a arte de recitar com o famoso e sábio Yusuf Efendi, e a arte de escrever poesia do ilustre poeta Nabi.
Com a idade de 19 anos, no ano 1108 Hijrah (1696-1697), ele concluiu com
honra a escola de leis, e foi indicado como o Chefe de Justiça (Qadi) para o Egito, que era na época uma província do Império Otomano. No dia de sua
partida para o Egito por barco, ocorreu uma terrível tempestade. Assim. estando atrasado, ele foi visitar seu tio materno, Hajji Husayn Efendi, que era um alto oficial na corte Otomana. Hajji Husayn Efendi vivia em uma mansão numa colina chamada Toygar em Uskudar. Em frente a sua casa estava a dergah principal do ramo Jalwatiyyah
da Ordem Khalwati, fundada pelo Mestre Pir Selami, que sua alma seja santificada. O cheique da época era al-Hajj 'Ali Alauddin al-Khalwati Kostendili. Para encorajar o jovem Nureddin na direção do caminho do
Sufismo, naquela noite seu tio propôs levá-lo à dergah do outro lado da rua.
Quando o jovem homem entrou na presença do Cheique 'Alauddin Kostendili, o cheique - que nunca o havia visto antes - cumprimentou-o pessoalmente: "
Bem-vindo, meu filho Nuredddin!" O jovem Nureddin ficou imediatamente ciente de que o cheique sabia de coisas que estavam ocultas para as outras
pessoas. E a cerimônia do Zikr depois da oração o afetou tão fortemente que ele deixou seu lugar entre os convidados e juntou-se ao círculo dos dervixes. Durante o zikr ele experienciou êxtase total. Um imenso amor e
desejo de ligar-se ao cheique levou-o a jogar-se a seus pés e pedir para ser aceito como seu dervixe.
Mestre 'Alauddin Kostendili ordenou-lhe para deixar o mundo para trás, e Nureddin enviou seu secretário, Yusuf Efendi, para devolver as ordens reais
que o indicaram como Chefe de Justiça no Egito. Então ele enviou uma mensagem para sua esposa para que esta mudasse para a casa de seus pais. Pediu que todos o considerassem morto, e que suas propriedades fossem
distribuídas entre seus herdeiros. Depois de retirar suas roupas mundanas e fazer ablução, ele vestiu a roupa dos dervixes. O jovem dervixe foi colocado em reclusão, onde ficou quarenta dias jejuando e executando um exercício religioso denominado "chille". Depois disto ele
obteve permissão para retornar ao seu lar e levar uma vida de devoção seguindo seu cheique, o que ele fez por sete anos.
No ano 1115 Hijrah ( 1703-1704), com a idade de vinte e seis anos, ele foi declarado cheique. Seu mestre lhe deu a coroa, manto e pessoal da ordem e
enviou-o para ensinar em Karagumruk em Istanbul, onde hoje se encontra a principal tekke da Ordem Jerrahi.
Mestre Pir Nureddin al-Jerrahi também recebeu dois dervixes como companheiros, ambos muito mais velhos que ele - Mestre Sulayman Waliuddin, e Mestre Muhammed Husamiddin. Por esta época, Ismail Efendi, muezzin da Mesquita Canfeda Hatun rm Karagumruk, teve um sonho. Neste sonho o Mensageiro de Allah (s.a.w.s.)
anunciou a vinda de Mestre Pir e a abertura de uma dergah,cujo dia de encontro seria segunda-feira. (Era segunda-feira até a abertura da nova
dergah). Ele pediu a Ismail Efendi para construir uma câmara de reclusão na mesquita. O muezzin tendo construído a câmara, pôs-se a esperar pelo Mestre Pir Nureddin na rua. Mestre Pir tomou o barco a partir de Uskudar e aportou em Balat, que era na época um dos quarteirões judeus de Istanbul, e com seus dois companheiros
ele caminhou a longa distância para Karagumruk. Assim que ele passou diante da Mesquita Canfeda Hatun, Ismail Efendi o viu. "Você não é Nureddin al-Jerrahi?" perguntou o muezzin, reconhecendo-o.
"Sim, respondeu Mestre Pir. "E você não é o muezzin Ismail que está esperando por nós?"
Ismail Efendi deu-lhe a chave da câmara de reclusão, e lá Mestre Pir e seus dois companheiros passaram muitos dias em jejum e recolhimento.
(Mesquita Canfeda é adjacente a atual dergah Jerrahi. A câmara de reclusão
estava no lado direito da entrada. Era comum aos cheiques Jerrahi conduzirem suas preces naquela parte da mesquita. Posteriormente tomou-se a seção das
mulheres; durante o Ramadan, as mulheres Jerrahi fazem as preces tarawih neste local).
Quando mestre Pir e seus dervixes deixavam sua reclusão para executarem as preces congregacionais,como era de costume, grandes multidões formavam-se ao redor deles. Á noite, muitas pessoas participavam do zikr.
Hajji Molla Efendi, um ex-primeiro ministro, vivia do outro lado da rua, e
era muito dedicado ao Mestre Pir. Ele costumava enviar refeições para quebrar o jejum. Porém na porta vizinha ao jardim da mesquita estava a
mansão de Tahtbasi Bekir Efendi, que queixava-se publicamente dos "gritos e brados dos dervixes". E numa sexta-feira, depois da prece congregacional, ele gritou e insultou o Mestre Pir.
Mestre Pir ouviu e então calmamente entrou em reclusão. No mesmo dia, Tahtabasi Bekir Efendi caiu das escadas de sua casa e ficou paralisado.
Assim que ele recobrou a consciência, compreendeu a causa de seu infortúnio. E enviou então um pedido a Mestre Pir para ir e rezar por ele. Pir Nureddin
abnegadamente foi ao homem rico, que pediu o seu perdão. Ele perdoou-o e orou por ele. Quando estava saindo, Bekir Efendi perguntou se, no caso de
sua morte, Mestre Pir lhe daria sua ablução final e conduziria sua prece funeral.
Ele morreu três dias depois, e de acordo com seu último pedido, Pir Nureddin orou em seu funeral. " Oh congregação." ele disse. "Eu perdoei este homem,
e eu testemunho agora que ele tornou-se um bom homem. Eu peço a todos vocês para declararem o mesmo".
Molla Efendi, o ex-primeiro ministro, respondeu, dizendo, "Oh você que é o Qutub do mundo, se você atesta por este pobre homem, nós também testemunhamos que ele é um bom homem." (Molla Efendi tinha lido o Tabaqat al-awliya ' do Imam Sharnubi, escrito três séculos antes, predizendo a vinda do Mestre Pir.) Após a morte de Bekir Efendi, seus herdeiros puseram a mansão à venda por leilão, e Mestre Nureddin enviou ao leiloeiro a palavra de que ele pagaria o
preço final pelo prédio, não importava quanto fosse. Naquela noite Sultan Ahmet III sonhou que o Profeta (s.a.w.s.) ordenou-lhe
que comprasse a mansão como uma dergah para Mestre Nureddin. Na mesma noite, o Mantenedor do Harém do Sultão, al-Hall Bashir Agha, sonhou que Mestre Pir
perguntou-lhe sobre a mansão. Pela manhã o Sultão e Bashir Agha contaram um ao outro seus sonhos. O Sultão decidiu enviar trezentas peças de ouro para a
compra da casa. O dinheiro foi dado a Yahya Efendi, um dos imãs reais, que o levou a Mestre Pir.
Na presença de Mestre Pir, Yahya Efendi ficou pasmo. Imenso amor surgiu nele. Mestre Pir levantou o lado da pele de carneiro onde estava sentado, e
mostrou ao emissário uma grande pilha de ouro." como pode ver nós não temos necessidade de nenhum dinheiro," ele disse."Apenas queremos abrir nossa dergah". Yahya Efendi retornou com o ouro ao palácio, desistiu de ser um imam real, e tornou-se dervixe de Mestre Pir. A casa do mau vizinho foi comprada e derrubada. A dergah que vemos hoje em dia foi construida pelo Sultão. Na sua inauguração, Mestre Pir recitou o hadith:
man adha jarahu warrathahu Llahu diyarahu "Se alguém atormenta seu vizinho, Allah dará ao seu vizinho a sua casa". Este Hadith pode ser visto gravado em frente à entrada principal da tekke, atualmente.
A inauguração da dergah ocorreu em uma quinta-feira, o dia de Mi'raj, no
vigésimo sétimo de Rajab no ano 1115Hijrah (c. 6 de dezembro de 1704).
No mesmo ano, por divina inspiração, Mestre Pir recebeu os Nomes Divinos, recitais, e preces particulares a ele, o wird-i kabir-i sabahiyyah e o
wird-i saghir-i masa'yyah, o adab, e as regras deste ramo particular da Ordem Khalwati.
A honra concedida a Mestre Pir foi anunciada trezentos anos antes no Tabaq al-Awliya'que foi lido por Molla Efendi. Este livro, "Posições dos Santos,"
foi escrito pelo cheique Imam Ahmad ibn Úthman Sharnubi, o califa e genro do Qutub Mestre Pir Ibrahim Dusuqi. Uma cópia manuscrita está na Biblioteca Fatih (#3286). Na seção em questão lê-se:
Wa minhum sayydi Nuruddin al Jarrahi sakin al-stambul al-`ulya yati bi `ammi
khamsata `asharata wa mi `ata ba `dal-alfi ya `ishu min al-`umri arba `ata wa arba `ina sanatan wa min karamatihi inna Llahu ta ` ala yatakarramu
àlayhi yawma mawtihi yadhkhulul-jannata wa minha annahu sa`ala Llaha ta`ala ma huwa fi `alam al-ghayb inna Lllaha yukrimu zuwwarahu fastajaba Llahu du `a ahlihi. "Sayyid Nureddin Jerrahi é de Istanbul e aparecerá no ano 1115. Ele viverá quarenta e quatro anos. Um de seus milagres será que ele verá sua estação no
paraíso enquanto ainda estiver neste mundo, e entrará no Paraíso diretamente após seu falecimento. As preces daqueles que o visitam e daqueles que oram em sua presença são aceitas por Allah."
O símbolo de que Mestre Pir Nureddin al-Jerrahi está entre as pessoas do Paraíso é que ele está sepultado com sua cabeça aos pés de sua mãe. Em um
hadith está dito:
al-jannatu tahta aqdam il-ummahat
-" O Paraíso está sob os pés das mães."
Em uma noite de segunda-feira, `Id al-Adha, em 1133 Hijrah (c. 20 de julho de 1721), ele deixou este mundo para encontrar seu Senhor. |